Onde ser diferente não faz a menor diferença

Fale com conosco

Rua Juracy Magalhães, 126
Centro, Ipiaú - Bahia
CEP 45.570-000
Próximo à Clif
(73) 99152-5151/99137-8338
adas.ipiau@hotmail.com

CUIDE DO NOSSO MPLANETA

RECICLE

Projetos

O Projeto mais importante para a ADAS neste momento é o de contrução da sede própira, para poder ampliar e melhorar o atendimento aos portadores de necessidades especiais de nossa cidade e região:

  

CAPTAÇÃO DE PARCEIROS E DE RECURSOS PARA CONSTRUÇÃO DA SEDE PRÓPRIA

OBJETIVO GERAL

Este Projeto tem como objetivo geral fazer uma apresentação da Entidade, mostrando sua finalidade, capacidade, atividades desenvolvidas, benefícios proporcionados e necessidades, no sentido sensibilizar e captar parceiros e recursos para a construção da sede própria, visando ampliar sua atuação em prol dos portadores de deficiência e seus familiares.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

ØConstruir a sede própria (terreno já adquirido), com espaços físicos específicos e adequados para cada oficina;

ØAmpliar o número de beneficiários;

ØAmpliar as atividades já desenvolvidas;

ØDesenvolver novos projetos que visem a geração de emprego e rendas, inclusão social e qualidade de vida dos portadores de necessidades especiais e seus familiares.

 

JUSTIFICATIVA

A grande maioria dos portadores de necessidades especiais de nossa comunidade é oriunda de famílias pobres que vivem à margem da sociedade, sofrendo todo tipo de preconceito e discriminação. A ADAS pretende atender a todas essas famílias, desenvolvendo projetos e atividades que visem a geração de emprego e rendas, promovendo a independência financeira e a melhoria da qualidade de vida dessas famílias, o fortalecimento dos laços familiares e a integração social, porém suas atividades são limitadas por funcionar é um imóvel alugado e não dispor de um espaço físico adequado para o desenvolvimentos dos projetos, o que seria viabilizado com a construção da sede própria.

 

A INSTITUIÇÃO

A ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES ANA SUELY, também denominada como ADAS, fundada em 10 de maio de 1990 é uma sociedade civil de direito privado, sem fins econômicos, regida por Estatuto Social e pelas disposições legais aplicáveis.

É uma Entidade reconhecida de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal, registrada no CMAS - Conselho Municipal de Ação Social, no CNAS - Conselho Nacional de Assistência Social e no CMDCA - Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em dia com suas obrigações sociais e previdenciárias.

A Associação tem como objetivo promover a integração social e o pleno exercício dos direitos individuais e coletivos das pessoas acometidas por limitações físico-motora, mental, visual, auditiva ou múltiplas, contribuindo com a recuperação terapêutica, o atendimento médico, hospitalar e educacional, assim como o apoio às suas famílias.

Para alcançar seus objetivos a ADAS desenvolve projetos e atividades que visem assegurar às pessoas portadoras de deficiência a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à habitação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, ao trabalho, ao transporte, ao acesso à edificações públicas, à cultura, à seguridade social, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Na execução de seus fins, atende a todos igualmente, sem distinção de cor, raça, condição social, sexo, credo político ou religioso, para isso:

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

            Buscando capacitar os portadores de necessidades especiais a desenvolver atividades educacionais e profissionais que promovam a integração social, a geração de emprego e rendas, a sustentabilidade financeira e a melhoria do padrão de vida deles e de suas famílias a ADAS já desenvolve os seguintes projetos:

- Oficina de tapeçaria;

- Reciclagem artesanal de papel;

- Tecelagem com teares manuais e pente liço;

- Cartonagem;

- Arte em bonecos de tecidos.

A ADAS possui 309 (trezentos e nove) associados portadores de deficiência e devido as limitações de espaço físico só está atendendo, diretamente, a 10% (dez por cento) dos beneficiários, com a construção da sede própria, com espaço específico para cada oficina, este projetos podem ser ampliados e criado outros como, oficinas de bordado, pintura, renda de birros, curso de LIBRAS e outros, para alcançar um número maior de beneficiários.

Os produtos das oficinas são comercializados em feiras intinerantes, exposições artesanais, shoopings, bazares, lojas de conveniências e na própria instituição, sendo que uma parte dos recursos é repassada aos autores, como forma de incentivo e a outra parte é utilizada para reposição do material utilizado.

As atividades desenvolvidas pela ADAS, são fiscalizadas pela Diretoria, pelos Conselhos Fiscal e Normativo, pelos Parceiros repassadores de recursos e pela Comunidade.

 

BENEFÍCIOS

Além das oficinas a ADAS oferece aos seus associados portadores de deficiência, vários benefícios, como:

- Encaminhamento ao Hospital Sarah Kubistchek, para tratamento;

- Tratamento odontológico;

- Exames médicos;

- Exames oftalmológicos;

- Acompanhamento psicológico;

- Apoio educacional com a sala de apoio, para os cursos de 1º e 2º grau;

- Apoio profissional.

A maior parte dos atendimentos são oferecidos à ADAS gratuitamente. Muitos profissionais da área médica e odontológica atendem os associados da ADAS de forma voluntária, sem cobrar seus honorários. A ADAS precisa dispor de recursos financeiros para celebrar convênios com médicos, clínicas, hospitais e outras instituições para promover um atendimento amplo e mais efetivo aos seus beneficiários.

 

PARCEIROS

Para desenvolver suas atividades a ADAS tem contado com o apoio e ou parceria de diversas entidades, como:

- Prefeitura Municipal de Ipiaú, mediante convênio para repasse de recursos do Programa de Assistência Integral à Família – PAIF;

- Rotary Club Ipiaú – Vale dos Rios; mediante campanhas em prol da ADAS;

- SEBRAE, mediante promoção de cursos, feiras e exposições etc;

- APAE de Ipiaú, mediante apoio no desenvolvimento das atividades em prol dos portadores de deficiência;

- SETRAS, mediante campanha Sua Nota Vale um Show de Solidariedade;

- Profissionais liberais, como médicos, dentistas, psicólogos e outros, que atendem nossos beneficiários de forma voluntária, sem cobrar seus honorários;

- Grudo formado por 06 Casais do ECC – Encontro de Casais com Cristo, mediante campanhas para angariar fundos para a construção da sede própria;

- Comunidade em geral, que sempre apoia as atividades da ADAS.

 

RECURSOS

            Os recursos financeiros, técnicos e humanos à disposição da ADAS são muito poucos, o que limita sua atuação:

·           Financeiros: a entidade se mantém com um apoio financeiro de R$ 1.500,00 mensais, recebidos do Programa de Assistência Integral à Família - PAIF, mediante convênio com a Prefeitura Municipal de Ipiaú, de taxas simbólicas pagas por associados contribuintes e eventuais doações.

Todas as receitas, subvenções e doações recebidas são integralmente aplicadas na manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais da ADAS.

·           Técnicos: a ADAS conta com o apoio técnico da Professora Etelvina Bonfim, que é servidora estadual e vem desenvolvendo as oficinas e atividades artesanais na entidade há 17 anos.

·           Humanos: a instituição possui apenas uma funcionária, que exerce além das atividades burocráticas, outras que são necessárias devido a falta de funcionários e conta com o apoio de alguns voluntários temporários.

A ADAS não remunera os membros da Diretoria nem dos Conselheiros.

 

PRETENSÕES

            Concluir a construçõ da sede própria, no terreno localizado na Rua Juracy Magalhães, próxio a Agência dos Correios e da ClifMed.

Diante do acima exposto, esperamos sensibilizar as instituições governamentais, os empresários, os comerciantes, as entidades de prestação de serviços e toda a comunidade para a necessidade de unirmos foças para a conclusão da sede da ADAS, que será um grande benefício para as centenas de famílias que possuem pessoas portadoras de necessidades especiais, não só de Ipiaú, como também, das cidades circunvizinhas.

Contamos com seu apoio para a realização desse grande e importante projeto social, lembrando que suas contribuições financeiras poderão ser deduzidas no Imposto de Renda.